Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Grécia: Referendo é “sim ou não ao euro”

O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, disse esta quarta-feira ao seu governo que o referendo ao plano de resgate europeu será um "sim ou não ao euro", segundo a agência Bloomberg.
2 de Novembro de 2011 às 14:29
George Papandreou explicou objectivo do referendo ao povo grego
George Papandreou explicou objectivo do referendo ao povo grego FOTO: Gonzalo Fuentes/Reuters

Na segunda-feira, Papandreou anunciou um referendo, que se deverá realizar em Dezembro, sobre um acordo europeu que implicava um perdão de 50 por cento da dívida grega e a imposição de novas medidas de austeridade.  

Muito criticado internamente, o chefe do governo grego disse hoje aos seus ministros que o referendo será "um mandato claro e uma forte mensagem dentro e fora da Grécia sobre o nosso trajecto europeu e a nossa participação no euro", segundo a Bloomberg.  

"O dilema não é ter este ou outro governo. É sim ou não ao acordo de resgate, sim ou não à Europa, sim ou não ao euro", acrescentou o primeiro-ministro grego. Papandreou não explicitou, contudo, qual será a formulação exacta da pergunta feita aos gregos em referendo.  

Papandreou estará hoje em Cannes, onde terá encontros com líderes europeus sobre a crise grega. De acordo com o jornal grego To Vima, Papandreou vai também encontrar-se com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

referendo euro grécia george papandreou crise união europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)