Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Greve da CP sem alternativos

A greve dos maquinistas pára hoje os comboios urbanos de Lisboa e do Porto entre as 05h00 e as 08h00 e os comboios regionais e de longo curso entre as 17h30 e as 20h30 (Intercidades e Alfa Pendular). Em ambos os casos, não haverá transportes alternativos nem serviços mínimos na CP.
3 de Junho de 2011 às 03:00
A paralisação da manhã de hoje afecta os comboios urbanos de Lisboa e do Porto
A paralisação da manhã de hoje afecta os comboios urbanos de Lisboa e do Porto FOTO: Mariline Alves

Apesar de parciais, estas greves vão provocar "fortes perturbações, com vários atrasos e supressões" durante todo o dia e na manhã de amanhã, de acordo com a empresa. Os serviços urbanos apenas deverão estar normalizados a partir das 15h00. A CP cancelou os comboios internacionais Lusitânia e Sud Expresso.

Entretanto, a Inspecção-Geral de Finanças inicia, na próxima segunda-feira, o processo de avaliação do estudo que a CP e a CP Carga apresentaram no passado dia 21 de Abril. Ou seja, a inspecção das Finanças vai verificar se, tal como a administração da CP defende, a aplicação dos acordos de empresa é mais favorável do que a aplicação do regime da Função Pública decorrente da Lei Orçamento do Estado para 2011 no que se refere a trabalho extraordinário, trabalho em dia de descanso e feriado e trabalho nocturno.

Recorde-se que esta tem sido a razão para as greves marcadas pelos sindicatos ferroviários.

GREVE CP TRANSPORTES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)