Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Greve dos maquinistas da CP com efeitos a partir de hoje

Os efeitos da greve de maquinistas e revisores da CP, marcada para o feriado de 1 de Dezembro, devem começar a sentir-se a partir desta sexta-feira à noite e prolongar-se até domingo.
30 de Novembro de 2012 às 15:52
Comboios
Comboios FOTO: Bruno Colaço

A maioria dos comboios deve ser suprimida no próximo sábado, dia feriado em que se comemora a Restauração da Independência, devido à greve convocada por vários sindicatos, prevendo-se atrasos e supressões já a partir desta sexta-feira.

De acordo com a empresa, nos serviços urbanos de Lisboa e do Porto e no serviço regional esperam-se atrasos e supressões já a partir de hoje, podendo prolongar-se até domingo de manhã.

Na mesma nota, a CP explica que foram determinados serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, adiantando ter desenvolvido "todos os esforços para que seja cumprida a obrigação legal definida não tendo, ainda assim, garantida a sua plena realização".

Durante o período de greve não serão cobradas taxas de reembolso ou de revalidação sobre os comboios suprimidos nos serviços de Longo Curso e Regionais.

A greve ao trabalho em dia feriado nos comboios tem-se repetido desde as alterações introduzidas pela revisão ao Código do Trabalho, que contemplam uma redução de 50% no valor pago pelo trabalho em dia feriado.

A greve dos maquinistas e dos revisores da CP ao trabalho extraordinário, em dias de descanso e nos feriados prolonga-se pelo menos até 2 de Janeiro de 2013, segundo o Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ).

Em declarações à agência Lusa, o presidente do SMAQ, António Medeiros, disse que será emitido novo pré-aviso de greve - que dura desde Junho em protesto contra as alterações introduzidas pela revisão ao Código do Trabalho e contra a anulação do acordo colectivo - para o período de 18 de Dezembro a 02 de Janeiro.

A 16 de Novembro, o SMAQ havia já emitido um pré-aviso de greve para o período de 1 a 18 de Dezembro.

CP comboios greve maquinistas
Ver comentários