Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Greve na Metro Transportes do Sul com adesão de 60%

A adesão dos maquinistas ao terceiro dia de greve parcial na Metro Transportes do Sul (MTS) ronda os 60%, diz fonte sindical, adiantando que foram efectuadas cerca de 40% das ligações
17 de Outubro de 2012 às 13:10
Maquinistas na Metro Sul do Tejo prosseguem terceiro dia de greve
Maquinistas na Metro Sul do Tejo prosseguem terceiro dia de greve FOTO: Manuel Salvado /CM

"A adesão deve rondar os 60 a 65%. Em rigor, posso dizer que estão a funcionar como se fossem os serviços mínimos, com uma circulação na ordem dos 40% das ligações", disse o presidente do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), António Medeiros, citado pela Lusa.

A empresa Metro Transportes do Sul, que opera o metro de superfície nos concelhos de Almada e do Seixal (conhecido por Metro Sul do Tejo), não adiantou à Lusa os números desta quarta-feira mas, segundo os dados dos dois primeiros dias de greve, a empresa apontava para uma circulação de comboios entre os 80 e os 90%.

O sindicato tem exigido a negociação do acordo de empresa, sobretudo quanto aos subsídios de transporte e de escala, e acusa a MTS de não ter demonstrado abertura para negociar.

"A greve vai manter-se nos moldes previstos até sexta-feira. Vamos depois propor à empresa que adopte uma atitude diferente para voltar à negociação, pois é isso que pode resolver o conflito. A empresa tem manifestado uma oposição à contração colectiva que tem mantido e temos de ultrapassar este obstáculo", salientou o dirigente sindical.

Maquinistas do Metro Sul do Tejo estão em greve parcial até sexta-feira, nos períodos do início da manhã e do final da tarde. A greve na empresa que gere o metro de superfície decorre das 06h30 às 09h30 e das 17h00 às 20h00.

greve metro sul tejo maquinistas
Ver comentários