Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Greve: TAP já devolveu 3,5 Milhões a 14 mil passageiros

Cerca de 14 mil passageiros cancelaram, até terça-feira, os voos que tinham marcado para os dias da greve dos pilotos, implicando a devolução de 3,5 milhões de euros, disse fonte oficial da transportadora .
4 de Julho de 2012 às 13:30
Cerca de 14 mil passageiros cancelaram  os voos que tinham marcado para os dias da greve dos pilotos
Cerca de 14 mil passageiros cancelaram os voos que tinham marcado para os dias da greve dos pilotos FOTO: d.r.

No total, a perda de receitas devido aos nove dias de greve convocados pelo Sindicato dos Pilotos pode chegar aos 65 milhões de euros, um valor calculado com base nos 323 mil passageiros com reservas para esses períodos, adiantou a mesma fonte.

Mas os prejuízos poderão aumentar, caso a greve avance, pois à perda de receitas somam-se ainda outras despesas como o pagamento de refeições, hotéis e transportes aos passageiros afectados.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) entregou a 21 de Junho o pré-aviso para uma greve entre 5 e 8 de Julho e 1 e 5 de agosto, tendo o presidente do SPAC justificado a decisão com um "clima de intimidação" para contornar "práticas de gestão deficitárias", como a falta de pilotos.

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse esta quarta-feira à chegada a Angola que o Governo está "a fazer tudo para tentar evitar a greve" dos pilotos da TAP.

A fonte oficial da TAP sublinhou igualmente que a empresa "tem mantido a via do diálogo aberta e continua a dialogar" com os pilotos.

Na segunda-feira, a administração da TAP interpôs uma providência cautelar para suspender a greve dos pilotos, cujo início está previsto para quinta-feira, mas ainda não obteve resposta.

 

GreveTAPaviação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)