Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Greves param CP nos feriados

A CP não prevê a realização de comboios nos dois feriados nacionais de 7 e 10 de Junho, na próxima quinta-feira e domingo, em virtude do pré-aviso de greve. Também nos feriados municipais de Lisboa e do Porto não haverá comboios a circular nas linhas urbanas.

4 de Junho de 2012 às 01:00
Período de greves já convocadas termina a 4 de Julho
Período de greves já convocadas termina a 4 de Julho FOTO: José Sena Goulão/Lusa

O período de greves marcado por várias organizações sindicais prolonga--se até dia 4 de Julho, atingindo alguns serviços regionais, e não estão, segundo a empresa ferroviária, previstos transportes mínimos para reduzir o impacto.

Os efeitos da greve marcada para o próximo dia 7 deverão começar a fazer-se sentir no final da tarde quarta-feira e deverão prolongar-se, devido à paralisação de dia 10, até à próxima segunda-feira. O facto dos efeitos serem sentidos antes do período da greve prende-se com o trabalho por turnos que caracteriza o sector.

A paralisação marcada para o dia do feriado municipal de Lisboa, a 13 de Junho, também deverá parar todos os comboios das linhas de Sintra, Azambuja e Cascais.

Também estão previstas fortes perturbações nos comboios de longo curso e ligeiras nos regionais, ainda em consequência desta paralisação urbana.

A 24 de Junho, param os serviços urbanos do Porto, que ficará também sem comboios nas linhas do Minho e do Douro . Os comboios da linha do Sado serão suspensos no dia 28 de Junho e a 4 de Julho, o último dia deste período de greves, serão anulados comboios regionais na zona centro do País.

TEJO SEM BARCOS DIAS 14 E 18 ÀS HORAS DE PONTA

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa marcaram paralisações para os dias 14 e 18 de Junho de três horas por turno no primeiro e de duas horas por turno no segundo. Em causa está o cumprimento do Acordo de Empresa nestas empresas de transporte fluvial e a oposição à proposta de revisão do Código de Trabalho. Entretanto, os representantes dos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa deverão participar na concentração de dirigentes do sector dos transportes e comunicações marcada para o dia 5 de Junho, no Rossio. Na concentração, deverá ser aprovado uma resolução para o Governo.

TRANSPORTES GREVE CP
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)