Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Guerra de prémios na Rede Eléctrica

Um voto de louvor (aprovado por 99% dos accionistas) e a atribuição de prémios à gestão de José Penedos (quem em 2008 somaram 243 mil euros), constituído como arguido no processo ‘Face Oculta’, e aos outros membros da Comissão Executiva das Redes Energéticas Nacionais SGPS, para o exercício de 2009, está a gerar uma guerra entre os accionistas.
16 de Março de 2010 às 00:30
Rui Cartaxo, presidente
Rui Cartaxo, presidente FOTO: Jorge Paula

A proposta do maior accionista, o Estado, não foi subscrita pelos accionistas privados, mas foi aprovada ontem na assembleia geral da empresa realizada em Bucelas, Sintra.

O CM sabe que quanto à aprovação dos prémios de gestão – uma declaração da Comissão de Vencimentos da empresa, para o ano de 2009 –, um dos maiores accionistas privados, Filipe Botton da Logoenergia, votou contra a sua atribuição, fundamentando o seu voto por duas ordens de razões; Botton acusou a administração Penedos de não ter antecipado os problemas do ‘Face Oculta’ e de ter manchado o nome da empresa. Defendeu também que não concordava com a política de atribuição de vencimentos, achando que não está bem definida, e que deveria ser atribuída segundo objectivos personalizados.

O voto contra de Botton recolheu o apoio de vários accionistas privados perfazendo uma oposição de cerca de 40% dos votos presentes na assembleia.

Os prémios dos gestores da REN tinham um máximo equivalente a 12 salários e esse tecto passou agora para seis ordenados. A medida proposta pela Comissão de Vencimentos, aprovada ontem na AG, incluía o corte em 50% do montante máximo do bónus.

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu ontem que o ministro das Finanças deve dizer à Parpública que "não se justifica" qualquer bónus ou prémio a gestores face "à situação do País". "Está à distância de um telefonema para dar uma instrução que é a única que o País compreende", disse.

PORMENORES

Presidente

Penedos ainda mantém chefia de quatro participadas da REN SGPS até 2011.

Estrutura da SGPS

4 das principais participadas: REN - Rede Eléctrica Nacional, REN - Gasodutos, REN ATLÂNTICO, REN - Armazenagem.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)