Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Helena André prevê descida do desemprego

Helena André, Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, acredita que o número de desempregados em Portugal terá tendência a baixar devido aos últimos dados do crescimento económico. A afirmação foi proferida hoje numa visita ao Centro de Formação Profissional de Faro.
12 de Maio de 2010 às 15:44
Helena André prevê descida do desemprego
Helena André prevê descida do desemprego FOTO: Lusa

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal teve um crescimento de 1,7 por cento no primeiro trimestre de 2010, em relação ao período homólogo, o que permite estimar que o número de desempregados tenha descido no mês de Abril.

Para a ministra, isto é um sinal de “dinamismo” e quererá dizer que estamos num “momento de viragem”. "Entrámos já naquela que é chamada a fase da sazonalidade, portanto  eu espero que os dados de Abril sejam já também no sentido daquilo que foram  os dados do crescimento económico", afirmou.

Os dados em relação aos desempregados são inquietantes, mas a ministra acredita que é possível “uma progressão positiva”. A sua deslocação ao Algarve está relacionada com o progrma “Iniciatva Emprego 2010” que permite estágios ou formações na área da construção civil, um sector que representa quase 20 por cento do PIB. A escolha deste local prende-se com o facto, de ser uma região afectada pela perda de postos de trabalho nesta área.

O Algarve é uma das zonas com maior número de desempregados. De recordar, que em Janeiro estavam inscritos nesta região, 30 mil desempregados.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)