Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Hotéis do Algarve estão quase cheios

O bom tempo fez com que muitos portugueses aproveitassem o fim-de-semana prolongado para umas mini-férias no Algarve. As praias encheram, com muitos a quererem aproveitar estes primeiros dias de calor a sério. E os hotéis apresentam uma ocupação que, em alguns casos, se aproxima dos cem por cento.

9 de Junho de 2008 às 00:30
Muitos aproveitaram o sol para dar os primeiros mergulhos do ano
Muitos aproveitaram o sol para dar os primeiros mergulhos do ano FOTO: José Carlos Campos

É o caso do Grupo Pestana, que tem sete unidades hoteleiras no Algarve. Segundo Pedro Lopes, a taxa de ocupação nos vários hotéis do grupo no Sul de Portugal, este fim-de-semana 'varia entre os 90 e os 95%'. E a maioria dos clientes é portuguesa.

'É o que os estudos previam', explicou ao CM Elidérico Viegas, da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), 'a crise económica contribui para que as pessoas fiquem no País e isso acaba por colmatar uma esperada redução da procura externa'.

Segundo o presidente da AHETA, 'as pessoas aproveitam as boas vias de comunicação para o Algarve para virem mais vezes, por períodos mais curtos'. A juntar a isso, 'o bom tempo, que temos nesta altura e ainda não se tinha sentido, ajuda a atrair mais gente', acrescenta. Elidérico Viegas reconhece que não se regista 'uma ocupação como a que existe em Julho ou Agosto' mas 'há hotéis que apesar de não estarem a 100%, estão com muito bom nível'.

No Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, também é assim, mas neste caso os clientes até são, maioritariamente, estrangeiros. 'Estamos com uma ocupação entre os 70 e os 75%', explicou ao CM Lourenço Ribeiro, director do hotel, só que aí os portugueses estão em minoria. 'Temos alojado um grande grupo de estrangeiros e também muitos clientes que vêm de operadoras turísticas', revelou Lourenço Ribeiro.

PORMENORES

NÚMEROS SEMELHANTES

Apesar de não ter dados da ocupação, Elidérico Viegas calcula que seja semelhante à de Junho 2007 (cerca de 80%).

LIGEIRA SUBIDA ANUAL

A nível anual, os estudos da AHETA apontam para uma subida na ocupação de 2,2% em 2008, relativamente ao ano passado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)