Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

"Houve um braço de ferro entre mim e o Dr. Ricardo Salgado"

Entre os nomes que integravam a nova equipa escolhida por Salgado estavam três nomes que lesaram a instituição.
Diana Ramos 17 de Novembro de 2014 às 15:22
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal FOTO: Jorge Paula

O governador do Banco de Portugal disse esta segunda-feira que a indicação do nome de Amílcar Morais Pires como sucessor do ex-presidente do BES à frente do banco abriu um verdadeiro braço de ferro entre Carlos Costa e Ricardo Salgado.

"Houve da parte do Dr. Ricardo Salgado uma lógica consumada", explicou o governador, adiantando que após Salgado ter anunciado aos trabalhadores do BES o nome de Morais Pires, enviou ao banqueiro vários emails avisando-o "de que ele não tinha a maioria do capital para o efeito".

"Não estava em condições de nomear unilateralmente Morais Pires", acrescentou o governador.

Para Carlos Costa, "perdeu-se uma semana por causa de um braço de ferro entre Ricardo Salgado e o banco de Portugal por causa de um nome", desabafou o governador.

Carlos Costa referiu ainda que alguns dos nomes que integravam a nova equipa de gestão escolhida por Salgado, sem conhecimento do Crédit Agricole, estavam pelo menos "três nomes muito ligados às operações feitas na área de mercados financeiro" e que lesaram a instituição.

Mais tarde, Vítor Bento foi ao Banco de Portugal questionar Carlos Costa sobre se o aceitaria como presidente do BES, o que veio a acontecer.

Nessa altura, houve uma hesitação por parte da nova equipa de gestão quanto ao momento da nomeação, já que estes só queriam assumir funções após a assembleia geral, marcada para 30 de julho.

Face "à degradação" que se verificou nos últimos dias, o Banco de Portugal fez pressão para que a entrada de Vítor Bento fosse mais célere, pressionando a cooptação.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)