Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Importações cresceram 7,2%

As exportações cresceram um por cento em 2008 e as importações subiram 7,2 por cento, penalizadas sobretudo pelos fracos desempenhos do último trimestre do ano.
11 de Março de 2009 às 14:30
Importações cresceram 7,2%
Importações cresceram 7,2% FOTO: d.r.

'O quarto trimestre reflectiu de forma mais intensa os sinais de crise económica que se vive a nível internacional, tendo-se registado, em termos homólogos, um decréscimo de 6,4 por cento nas entradas de bens e de 11 por cento nas saídas, enquanto nos restantes trimestres de 2008, apesar do abrandamento, as variações eram claramente positivas', revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do gabinete de estatística português, 'estas quebras foram sentidas mais intensamente no mercado intracomunitário (especialmente nas trocas com Espanha e França)'.

No comércio com países da União Europeia, as importações caíram 9,2 por cento, enquanto as saídas recuaram 20,9 por cento em Dezembro face ao período homólogo.

Em comparação com Novembro, os números do INE revelam uma queda de 11,8 por cento nas entradas e de 22,9 por cento nas exportações.

Este cenário permitiu, em 2008, o agravamento do défice da balança comercial em 19,2 por cento, comparativamente com o ano anterior.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)