Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Imposto dos bancos prorrogado mas com alterações

O imposto sobre o sector bancário criado por José Sócrates vai ser prorrogado para 2012, segundo a versão final da proposta de Lei do Orçamento do Estado para o próximo ano a que a Lusa teve acesso.
17 de Outubro de 2011 às 17:30
Além de prorrogar este regime, o Executivo altera o artigo 3.º da legislação que criou esta contribuição dos bancos, em que é especificado a base de incidência desta taxa
Além de prorrogar este regime, o Executivo altera o artigo 3.º da legislação que criou esta contribuição dos bancos, em que é especificado a base de incidência desta taxa FOTO: d.r.

Esta contribuição, que incide sobre o passivo dos bancos, foi criado pelo Governo de José Sócrates no âmbito do Orçamento do Estado para 2011, sendo agora prorrogado pelo Executivo de Passos Coelho.  

Além de prorrogar este regime, o Executivo altera o artigo 3.º da legislação que criou esta contribuição dos bancos, em que é especificado a base de incidência desta taxa.  

De acordo com a alteração, a incidência passa a ser sobre o "passivo apurado e aprovado pelos sujeitos passivos deduzido dos fundos próprios de base (Tier 1) e complementares (Tier 2) e dos depósitos abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos e pelo Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútua".  

Assim, acresce à incidência desta contribuição o Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútua, que não constava da legislação anterior.  

Mantém-se a incidência sobre "o valor nocional dos instrumentos financeiros derivados fora do balanço apurado pelos sujeitos passivos".   

No primeiro caso, é aplicada uma taxa à incidência definida "entre 0,01 e 0,05 por cento" e, no segundo caso, de "0,00010 e 0,00020 por cento", em ambos os casos "em função do valor apurado".  

O ano passado, em Setembro, José Sócrates justificou a criação deste imposto sobre o passivo dos bancos como uma ajuda deste sector à capacidade de resposta do Estado à crise financeira.  

bancos banca imposto taxa orçamento oe 2012
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)