Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

INCUMPRIMENTO FRANCÊS DIVIDE MINISTROS DA UE

Os ministros das Finanças europeus estiveram reunidos ontem à noite, em Bruxelas, num encontro que continua hoje, para tentarem chegar a acordo sobre o tratamento a dar à França pelo incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
4 de Novembro de 2003 às 00:00
A divisão existente entre os Estados-membros poderá levar a um adiamento de uma decisão até 25 de Novembro, quando os ministros se voltarem a reunir. Segundo fontes comunitárias, os responsáveis europeus deverão ter dificuldade em aprovar as medidas suplementares, propostas pela Comissão Europeia, para que a França evite o pagamento de multas previstas pelo Pacto de Estabilidade. A presidência italiana da UE ainda não deu indicações sobre se irá colocar à votação e arriscar-se assim ao chumbo das propostas de Bruxelas, o que poderia implicar uma crise institucional.
Paris parece ter o apoio suficiente para chumbar a proposta de Bruxelas. Os ministros irão discutir a estratégia a seguir para que a credibilidade do Pacto de Estabilidade e Crescimento não seja colocado em causa.
Ver comentários