Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Indústria quer preços de leite mais caros nos ‘hipers’

A Associação Nacional dos Industriais do Leite lamentou esta sexta-feira que os hipermercados continuem a comprar o leite ao mesmo preço, apesar dos custos de produção terem aumentado, dizendo que não é possível pagar mais aos produtores.

18 de Fevereiro de 2011 às 17:35
Associação Nacional dos Industriais do Leite lamenta que os hipermercados continuem a comprar o leite ao mesmo preço
Associação Nacional dos Industriais do Leite lamenta que os hipermercados continuem a comprar o leite ao mesmo preço FOTO: d.r.

"A estrutura de custos agravou-se 10 por cento, mas não conseguimos repercutir este aumento dos custos no preço de venda aos distribuidores", disse à Lusa o presidente da ANIL, sublinhando que o preço pago pelo leite à saída da fábrica é igual há um ano.

"A distribuição precisa de perceber que não pode continuar a comprar um bem que tevecustos acrescidos sem pagar mais por isso", salientou Pedro Pimentel.

Os produtores de leite exigiram a intervenção do Governo no sector leiteiro, pedindo um aumento de cinco cêntimos por litro face à subida dos custos de produção, mas o responsável da ANIL afirmou que só é possível oferecer um preço melhor aos produtores, se a distribuição remunerar melhor os fornecedores.        

"Nos produtos que representam a maioria das vendas, como o leite, estamos com margens inexistentes", justificou Pedro Pimental, admitindo, no entanto, que as reivindicações dos produtores são "perfeitamente legítimas".         

O presidente da ANIL adiantou que a indústria aumentou o preço pago aos produtores em três cêntimos nos últimos meses porque "reconheceu que era preciso", mas garante que não é possível ir mais longe, lembrando que também tem despesas acrescidas com a aquisição da matéria-prima, transportes, energia e embalagens.         

O leite, que é actualmente pago a cerca de 30 cêntimos por litro ao produtor, chega aos consumidores cerca de 20 cêntimos mais caro.         

leite distribuição anil produtores hipermercados hipers
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)