Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Indústria: Volume de negócios diminui 0,7 % em Fevereiro

O volume de negócios da indústria registou uma variação homóloga de 0,7 por cento em Fevereiro, abaixo dos 2,9 por cento registados em Janeiro, com as vendas a abrandarem tanto no mercado externo como interno.
9 de Abril de 2012 às 12:35
O volume de negócios da indústria registou uma variação homóloga de 0,7 por cento em Fevereiro
O volume de negócios da indústria registou uma variação homóloga de 0,7 por cento em Fevereiro FOTO: Getty Images

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o índice do mercado externo apresentou um crescimento de 10,7 por cento (13,9 por cento em Janeiro), enquanto no mercado interno as vendas passaram de -3,8 para -5,7 por cento.

Quase todos os agrupamentos registaram variações homólogas negativas, com excepção da Energia, e sem este contributo as vendas da indústria desceriam 7,4 por cento em Fevereiro (-3,3 por cento em Janeiro).

O Instituto Nacional de Estatística sublinha que "o elevado crescimento das vendas para o mercado externo é parcialmente explicado por um efeito de base associado ao reduzido volume de negócios no início de 2011, nas actividades de fabricação de coque, de produtos petrolíferos refinados e de aglomerados de combustíveis".

Em Fevereiro, o emprego na indústria teve uma variação homóloga de -3,1 por cento (face aos -2,7 por cento de Janeiro), enquanto as remunerações caíram 2,9 por cento (-1,9 por cento em Janeiro).

O volume de trabalho na indústria, medido pelas horas trabalhadas, diminuiu 2,8 por cento em Fevereiro face ao mês homólogo (-3,5 por cento em Janeiro).

volume de negócios Indústria Instituto Nacional de Estatística INE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)