Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Inflação atinge os 3,6% na Zona Euro

A inflação na Zona Euro atingiu os 3,6 por cento no mês de Março, o valor mais alto registado nos últimos 16 anos, o que reforça a política seguido pelo Banco Central Europeu (BCE) de não reduzir as taxas de juro.
16 de Abril de 2008 às 11:58
Inflação atinge os 3,6% na Zona Euro
Inflação atinge os 3,6% na Zona Euro FOTO: d.r.

O valor da inflação registado na Zona Euro em Março supera os 3,3 por cento verificados em Fevereiro e os 3,5 por cento previstos na primeira estimativa do Gabinete de Estatísticas Europeu (Eurostat).

A taxa de inflação no terceiro mês do ano superou também, em 0,1 pontos percentuais, as previsões dos economistas, ultrapassando largamente o limite de 2,0 por cento imposto pelo Banco Central Europeu.

No conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia, a taxa de inflação foi ainda superior, situando-se nos 3,8 por cento, contra os 3,5 por cento verificados em Fevereiro.

No período em análise, os países com a taxa de inflação mais alta foram a Letónia (16,6), a Bulgária (13,2) e a Lituânia (11,4), enquanto as taxas mais baixas foram registadas na Holanda (1,9), Reino Unido (2,5) e Portugal (3,1).

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)