Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Inflação recua na Zona Euro e na UE

A taxa de inflação recuou para os 1,7 por cento durante o mês de Setembro na Zona Euro, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, o departamento de estatísticas das Comunidades Europeias, que apontam também para um recuo da inflação no conjunto dos 25 estados-membros da União Europeia, para os 1,9 por cento.
17 de Outubro de 2006 às 11:18
No que diz respeito à Zona Euro, registou-se um recuo da inflação de 0,6 por cento relativamente ao mês de Agosto (2,3 por cento). Em termos homólogos, comparativamente com Setembro de 2005 (2,6 por cento), a queda foi de 0,9 por cento.
No conjunto dos 25 estados-membros da UE, a inflação registada em Setembro (1,9 por cento) representa uma queda de 0,4 por cento relativamente a Agosto (2,3 por cento) e de 0,6 por cento quando comparada com o mesmo mês do ano passado (2,5 por cento).
Durante o período em análise, a Finlândia foi o país que registou a taxa de inflação mais baixa, com 0,8 por cento, seguida da Alemanha (1,0) e Suécia (1,2). No sentido contrário, a Letónia e a Hungria foram os países com a taxa de inflação mais alta: 5,9 por cento. Portugal apresentou uma infação de 3,0 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)