Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Inflação: Subida de preços de 2,9%

A taxa de inflação média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) cifrou-se nos 2,2% em Setembro, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira pela instituição, que mostra uma subida dos preços de 2,9% em Portugal.
30 de Outubro de 2012 às 11:43
Taxa de inflação em Setembro situou-se nos 2,9 por cento
Taxa de inflação em Setembro situou-se nos 2,9 por cento FOTO: Helena Poncini

Esta subida na OCDE (dos 2,1% verificados em agosto) reflecte essencialmente o aumento dos preços dos produtos energéticos.

Em Portugal, a inflação cifrou-se nos 2,9 por cento em Setembro em termos harmonizados. Na média dos 30 membros da organização (entre os quais Portugal), a taxa de inflação na energia disparou para os 5,1% em Setembro, dos 3,5% de Agosto, enquanto na alimentação abrandou para os 2,1% (face aos 2,2% do mês anterior).

A inflação subjacente (isto é, a variação dos preços sem incluir alimentos nem energia) abrandou para os 1,6% em Setembro, contra os 1,7% observados em Agosto.

A média disfarça algumas discrepâncias entre os vários blocos que compõem a OCDE. Na zona euro, a taxa manteve-se nos 2,6% em Setembro, com Itália igualmente inalterada nos 3,2%, mas em França e na Alemanha a baixar dos 2,1% para os 1,9% e dos 2,1% para os 2,0%, respectivamente.

Nos EUA, por sua vez, a inflação subiu dos 1,7% para os 2,0% em Setembro.

OCDE Preços Mercados Energia Zona Euro EUA Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)