Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Instalações para a Força Especial da Proteção Civil representam investimento de 2,4 milhões de euros

"Novas instalações vão potenciar a capacidade de resposta, através de uma nova área de comando e gestão de emergências", refere a tutela.
Lusa 24 de Fevereiro de 2021 às 07:27
Dinheiro
Dinheiro FOTO: Getty Images
A construção das instalações para a Força Especial da Proteção Civil, em Almeirim, vão representar um investimento de 2,4 milhões de euros, sendo esta quarta-feira estabelecida uma parceria nesse sentido numa cerimónia presidida pelo ministro da Administração Interna.

"As novas instalações vão potenciar a capacidade de resposta, através da operacionalização de uma nova área de comando e gestão de emergências, salas de formação, assim como de outras áreas de comando e apoio, de planeamento, administrativas e de logística", refere a tutela em nota de imprensa.

As novas instalações vão permitir ainda reforçar a rede de infraestruturas de apoio ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, permitindo o pré-posicionamento estratégico de meios técnicos e recursos diferenciados de combate.

O investimento superior a 2,4 milhões de euros vai ser financiado em 75% por fundos comunitários e em 25% da Câmara Municipal de Almeirim, no distrito de Santarém, autarquia com quem a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil estabelece hoje o protocolo.

A Força Especial de Proteção Civil tem afetos 240 elementos e intervém nas áreas do combate a incêndios rurais ou em situações como salvamentos aquáticos e resgates em montanha, análise e uso do fogo, apoio logístico, reconhecimento e avaliação da situação.

Em 2020, participou em 630 missões de combate e apoio a incêndios rurais, 500 missões associadas ao Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela e 13 ações de apoio logístico de resposta à pandemia de covid-19.

A Força Especial de Proteção Civil sucedeu à Força Especial de Bombeiros, conhecida por "canarinhos" e que foi criada em 2007, e estava inserida no dispositivo operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Ver comentários