Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Investimento em PPR aumentou quase 10%

O investimento em PPR cresceu 9,6 por cento em 2010 reflectindo a preocupação dos portugueses com o futuro e a reforma, segundo o relatório anual da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).
26 de Maio de 2011 às 17:47
PPR constituídos sob a forma de Seguro representavam 90 por cento do valor total (15,2 mil milhões de euros)
PPR constituídos sob a forma de Seguro representavam 90 por cento do valor total (15,2 mil milhões de euros) FOTO: d.r.

O documento destaca que os produtos de poupança -- Planos de Poupança Reforma (PPR) e Planos de Poupança em Acções (PPA) atingiram, no seu conjunto, um valor recorde de 17 mil milhões de euros (mais 9,1 por cento do que no ano anterior).  

No entanto, o comportamento destes produtos foi distinto: enquanto os PPR têm mantido uma tendência crescente, atingindo 16,9 mil milhões de euros, os PPA têm vindo lentamente a decrescer desde 2006 e caíram 35,5 por cento em 2010.  

A APFIPP destaca que o investimento crescente em PPR resulta de uma consciencialização "no que respeita à necessidade de poupar para a reforma" já que os estudos demonstram que os portugueses terão cortes significativos no rendimento quando deixarem a vida activa.  

Os PPR constituídos sob a forma de Seguro representavam 90 por cento do valor total (15,2 mil milhões de euros).  

Os Fundos de Investimento tinham uma quota de 7,6 por cento do total de PPR (1,2 mil milhões de euros) e os Fundos de Pensões correspondiam a 2,5 por cento (461 milhões de euros).  

ppr fundos de investimento reforma investimento pensões
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)