Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

“Investimentos evitariam a crise”

O Presidente da República aplaudiu ontem o uso da golden share que o Estado detém na Portugal Telecom para travar a venda da Vivo à Telefónica. "Desde que se respeite o quadro legal, o Governo tem todo o direito de utilizar os instrumentos à sua disposição para defender o que considera ser o interesse estratégico de Portugal", disse Cavaco Silva, à margem de uma visita oficial em Sever do Vouga.
3 de Julho de 2010 às 00:30
Paulo Fernandes e Cavaco Silva descerram placa comemorativa da inauguração das novas instalações
Paulo Fernandes e Cavaco Silva descerram placa comemorativa da inauguração das novas instalações FOTO: Ricardo Almeida

O Chefe de Estado esteve ontem no Centro do País, numa visita que começou na fábrica da Celbi, na Figueira da Foz, e cujo investimento, realizado na modernização e expansão da fábrica de celulose, orçado em 350 milhões de euros, é para Cavaco Silva um exemplo de como ultrapassar a crise económica.

"É um projecto com um elevado conteúdo de exportação, uma elevada componente de factores de produção nacionais e uma forte intensidade tecnológica", explicou Cavaco Silva. "Se tivéssemos um elevado número de investimentos com estas características, não tínhamos qualquer problema em enfrentar a crise", sublinhou o Presidente, após uma visita à unidade industrial de pasta de papel do grupo Altri, que agora duplicou a capacidade de produção. "Contribui para colocar a economia portuguesa num ru-mo de sustentabilidade a médio e longo prazos", acrescentou.

Paulo Fernandes, presidente da Altri e do Grupo Cofina, detentor do ‘Correio da Manhã’, foi agraciado ontem pelo Presidente com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Agrícola Comercial e Industrial, na classe do Mérito Industrial, e sublinhou a importância do projecto. "Esta expansão reafirma a Altri como um dos produtores de pasta de papel mais eficientes da Europa e reforça o seu papel entre os principais exportadores nacionais, sendo responsável por cerca de 1,5 por cento das exportações em 2010", explicou o empresário.

"Estamos entre os dez maiores produtores mundiais de pasta de eucalipto, exportando mais de 95 por cento da sua produção", disse Paulo Fernandes, sublinhando que "o País precisa de empresas motivadas e autónomas do Estado".

PORMENORES

TECNOLOGIAS

O projecto de modernização e expansão da Celbi permite duplicar a produção de 300 para 600 mil toneladas de pasta de papel, passando pela introdução de novas tecnologias, assim como a construção de um ramal ferroviário interno.

CENTRAL A BIOMASSA

Foi construída uma central termoeléctrica a biomassa florestal, pertencente à EDP Produção Bioeléctrica, empresa participada em 50 por cento pela Altri.

FISCALIZAÇÃO SUCESSIVA AO IRS JÁ FOI PEDIDA

O Presidente da República, Cavaco Silva, solicitou ontem ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva da constitucionalidade de normas da lei que cria o escalão de IRS de 45% e da lei que aprovou o aumento das taxas daquele imposto, segundo uma nota divulgada no site da Presidência.

Esta é a primeira vez desde que tomou posse como Chefe de Estado, em Março de 2006, que Cavaco

Silva solicita ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva da constitucionalidade de normas de um diploma que promulgou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)