Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Irlanda: FMI e UE fecham acordo com governo

O Primeiro-ministro irlandês anunciou em comunicado que as negociações entre o seu governo, o FMI, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu "foram concluídas" este domingo. O chefe do governo irlandês aguarda que os ministros das Finanças dos 27 "adoptem" o plano, para ser divulgado esta tarde.
28 de Novembro de 2010 às 15:43
O plano de ajuda tem de ser primeiro ser aprovado pelo ministro das Finanças europeus que se reúnem este domingo às 12h00
O plano de ajuda tem de ser primeiro ser aprovado pelo ministro das Finanças europeus que se reúnem este domingo às 12h00 FOTO: Egidio Santos

Este programa de empréstimo da UE e do FMI, começou a ser negociado a 18 de Novembro. Para se tornar oficial, terá de ser aprovado pelos ministros das Finanças europeus, que se encontram reunidos em Bruxelas desde as 12h00.

 

A ajuda definida para a Irlanda será de cerca de 85 mil milhões de euros.

Uma das medidas do programa prevê 35 mil milhões de euros para salvar os bancos irlandeses. O resto será para o Estado irlandês para combater o défice de 32,1 por cento do PIB.

 

Fonte diplomática anunciou esta manhã que o governo irlandês, a União Europeia e o FMI tinham chegado a acordo sobre as linhas gerais do pacote de auxílio.

Esta é a segunda ajuda para um país da zona euro em seis meses. A primeira foi para a Grécia.

FMI UE Grécia Irlanda bancos ajuda economia Bruxelas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)