Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

IRS dá bónus à Função Pública

Os funcionários públicos vão levar mais dinheiro para casa ao fim do mês. Esta é a consequência directa da solução encontrada pelo Ministério das Finanças para distinguir, em sede de IRS, os contribuintes que vão ganhar 12 ou 14 salários durante 2012.

14 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Vítor Gaspar vai cobrar menos IRS
Vítor Gaspar vai cobrar menos IRS FOTO: Inácio Rosa/Lusa

Ontem foram publicadas as duas tabelas de IRS no Diário da República, salvaguardando o respectivo despacho que "foram criadas tabelas específicas para os trabalhadores dependentes abrangidos pela suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal.

Em relação a 2011, verifica-se que o esforço mensal exigido aos trabalhadores dependentes do sector privado cresce à medida que a remuneração aumenta, podendo chegar a um máximo de 2% de diferença para salários mais elevados. Este agravamento reflecte, entre outras coisas, o corte progressivo das deduções à colecta (nomeadamente despesas de saúde, educação e habitação) que se irão fazer sentir a partir deste ano.

Os pensionistas, que além dos cortes salariais sofrem uma redução na dedução específica em IRS, terão um corte mensal que poderá chegar a 1,5% em relação a 2011.

Segundo fontes do Fisco contactadas pelo CM, a existência de duas tabelas de retenção não vai atrasar a liquidação do imposto em 2013.

Já no que diz respeito à campanha de liquidação do IRS referente a 2011, cuja primeira fase (entrega em papel) começa no próximo dia 1 de Março, podem surgir alguns atrasos, uma vez que deverá haver várias liquidações por cada contribuinte. Uma liquidação que tenha em conta as deduções contempladas no código do IRS e uma outra liquidação que apenas deverá ter em conta a sobretaxa aplicada ao subsídio de Natal.

'LISTA NEGRA' TEM MAIS 7872 NOMES

A Autoridade Tributária anunciou ter actualizado a lista de devedores publicitada na página da internet com 7872 nomes, e recuperou, só este ano, mais de 14 milhões de euros.

IRS BÓNUS FUNÇÃO PÚBLICA IMPOSTOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)