Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Itália: Défice público atinge valor mais baixo desde 2008

O défice orçamental da Itália situou-se nos 2,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2011, valor mais baixo desde 2008, anunciou esta quarta-feira o Istat (instituto oficial de estatística).
11 de Janeiro de 2012 às 11:30

Segundo números citados pelas agências AFP e EFE, o défice italiano ao fim dos primeiros nove meses de 2011 cifrou-se nos 4,3 por cento do PIB, 0,3 pontos percentuais abaixo do que se registara no mesmo período do ano anterior.

Estes números mostram uma tendência de diminuição do défice orçamental italiano. A trajectória descendente do défice torna assim plausível o cumprimento da meta orçamental de 3,9 por cento para 2011, com que o Governo de Roma se tinha comprometido.

No terceiro trimestre do ano passado, a Itália alcançou mesmo um excedente primário de 1,7 por cento do PIB. Ou seja, o défice de 2,7 por cento deve-se totalmente ao pagamento de juros pela dívida pública, que ronda os 120 por cento do PIB.

Os governos do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi e do seu sucessor Mario Monti comprometeram-se a conseguir um orçamento equilibrado para 2012.

ITÁLIA DÉFICE MARIO MONTI
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)