Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Saiba quanto vai poupar nos bens alimentares com IVA a 0%

Medida permite poupar 4,35 euros num cabaz que custa 70 euros.
Vítor Moita Cordeiro 29 de Março de 2023 às 01:30
Supermercado
Supermercado
O cabaz de alimentos essenciais que terão isenção de IVA vai implicar uma redução de preços pouco expressiva, segundo as contas do CM, com base na lista de produtos que consta na proposta de lei do Governo.

O IVA vai desaparecer em 44 alimentos entre abril e outubro deste ano. É uma “medida excecional e temporária de resposta ao aumento extraordinário dos preços”, lê-se na proposta de lei do Governo, que será hoje votada no Parlamento. Depois de analisados os preços dos hipermercados Continente e Auchan (como exemplo), as contas do CM para um cabaz básico sem IVA concluem que a poupança será de pouco mais de 4 euros numa fatura que supera os 70 euros.


A lista de compras inclui cereais, legumes, fruta, laticínios, carne e peixe. No final dos 6 meses de vigência da medida e depois de o Governo investir 600 milhões de euros para a implementar, se um cabaz destes for comprado por mês permitirá poupar 26,22 euros.

O primeiro-ministro, António Costa, assumiu ontem que confia nos setores da produção e da distribuição, com quem assinou o acordo, para que a descida do IVA se reflita no preços finais.
IVA Governo economia negócios e finanças bens de consumo política
Ver comentários
C-Studio