Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Nos primeiros 18 dias do programa foram realizados 609 mil reembolsos.
Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 19 de Outubro de 2021 às 08:36
FOTO: Tiago Sousa Dias
O programa IVAucher já realizou 609 560 reembolsos num valor superior a 5,5 milhões de euros, nos primeiros 18 dias de outubro. Segundo um comunicado das Finanças divulgado esta segunda-feira, aquele valor corresponde a compras que totalizam os 11 milhões de euros realizadas nos setores da hotelaria, restauração e cultura (livrarias, cinemas, concertos, teatros, etc.).

As Finanças consideram que o sistema entrou em velocidade de cruzeiro, e que os bancos aderentes estão em condições de realizar os reembolsos no prazo de dois dias úteis. Recorde-se que o programa IVAucher pressupõe que os consumidores agreguem um meio de pagamento ao seu número de contribuinte. Depois, a devolução de 50% da despesa realizada na conta do contribuinte é automática. É importante que os contribuintes que tenham aderido no início ao programa confirmem a sua adesão às novas condições que implicam o pagamento a 100% por parte do contribuinte, sendo a devolução de 50% da despesa feita em dois dias úteis.

O número de aderentes continua a aumentar, segundo o Ministério das Finanças, estando registados mais de 667 mil consumidores e 7000 comerciantes, o que corresponde a quase 27 200 terminais de pagamento. O programa IVAucher de estímulo ao consumo não será repetido em 2022.
economia negócios e finanças política economia (geral) orçamento do estado e impostos
Ver comentários