Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Juros da dívida ultrapassam os 7%

A taxa de juros da dívida portuguesa a dez anos estão esta terça-feira a subir mais uma vez. Durante a manhã, os juros ultrapassaram pontualmente os sete por cento, fixando-se nos 7,105 por cento.
18 de Janeiro de 2011 às 11:17
Valor da dívida a dez anos volta a ultrapassar a barreira psicológica referida pelo ministro Teixeira dos Santos
Valor da dívida a dez anos volta a ultrapassar a barreira psicológica referida pelo ministro Teixeira dos Santos FOTO: Lusa/Miguel A. Lopes

De acordo com a informação da agência financeira Bloomberg, os investidores exigem em média uma taxa de juro de 6,951 por cento pela dívida portuguesa a dez anos, depois de na segunda-feira fechar a subir para os 7,031 por cento, ultrapassando mais uma vez a barreira psicológica  dos 7 por cento e registando a terceira subida consecutiva.

O 'spread' da dívida portuguesa face à alemã, com a mesma maturidade, situava-se nos 386,3 pontos base.

Nos títulos de dívida portuguesa com maturidade a 5 anos, os investidores exigiam pouco depois das 09h00 de hoje 5,843 por cento.  

Na segunda-feira, o juro médio exigido no mercado secundário situava-se nos 5,953 por cento, também a terceira subida consecutiva, com o 'spread'  face à referencial alemã nesta maturidade a situar-se nos 377,9 pontos base. 

Os ministros das Finanças da zona euro, com muita especulação em torno de um aumento da capacidade do fundo de resgate europeu, reuniram-se segunda-feira em Bruxelas mas não houve qualquer decisão no final da reunião, no mesmo  dia em que se soube que o Banco Central Europeu reforçou em força as compras  de títulos de dívida soberana no mercado secundário.  

O BCE gastou 2,3 mil milhões de euros na semana passada nas 'compras' que realizou no mercado secundário, numa semana em que Portugal, Espanha e Itália foram ao mercado e encontraram forte procura, e no caso de Portugal, uma ligeira queda nos juros.  

Na semana anterior o BCE havia gasto pouco mais que 100 milhões de euros na compra de títulos, ao abrigo do ‘Securities Markets Programme’ (SMP).

teixeira dos santos dívida juros bce
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)