Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

JUROS DEVERÃO AUMENTAR EM 2005

A inflação manteve-se nos 2,4 por cento em Julho, pelo terceiro mês consecutivo. Estes valores superam os indicadores fixados pelo Banco Central Europeu (dois por cento) e reforçam a tendência para o aumento das taxas de juro.
1 de Agosto de 2004 às 00:00
O BCE pode subir os juros
O BCE pode subir os juros
Segundo uma sondagem da Reuters sobre a evolução das taxas de juro na zona Euro é provável que a autoridade monetária suba o preço do dinheiro até ao final do ano. “Os mercados de futuros prevêem um crescimento da taxa do BCE para 2,25 por cento no final deste ano no rasto do bem sucedido crescimento económico global e da reanimação da inflação”, refere a Reuters.
O JP Morgan está entre os que esperam que o Banco Central Europeu aumente as taxas antes do final deste ano. “Nós temos a impressão de que o Banco Central Europeu começou a ponderar a possibilidade de um possível aumento da taxa de juro no final deste ano, mas retendo uma rota evasiva, se os dados desapontarem”, referiu Maryse Pogodzinski do JP Morgam em Paris.
Em sentido contrário vai a previsão da UBS que refere que a força do euro vai ajudar a uma rápida descida da taxa de juro do BCE para os 1,5 por cento em Maio de 2005.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)