Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Juros disparam e rating ameaça

Leilão de dívida sai 6,7 milhões de euros mais caro e Standard & Poor’s avisa que rating pode voltar a cair
19 de Setembro de 2013 às 01:00
Presidente do Parlamento, Assunção Esteves, recebeu a troika
Presidente do Parlamento, Assunção Esteves, recebeu a troika FOTO: josé sena goulão/lusa

A troika está Lisboa e os mercados estão nervosos. Portugal viu ontem os juros dispararem no leilão da dívida, pagando mais 6,7 milhões de euros, e a agência de notação financeira Standard & Poor’s ameaça voltar a cortar no rating do País, que já se encontra no lixo, o que traduz a falta de confiança dos mercados.

Portugal emitiu ontem 1250 milhões de euros num leilão de dívida pública a dois prazos. A 18 meses foram emitidos 700 milhões com os juros a chegar aos 2,29%, quando em junho os investidores exigiam 1,603%. É uma diferença que custa a Portugal mais 5,1 milhões de euros no momento de pagar o que deve. A emissão de 500 milhões a três meses ficou 1,57 milhões de euros mais cara com os juros a subirem 0,31 pontos base face a agosto. Tudo somado, Portugal paga mais 6,7 milhões de euros só pela incerteza que as oitava e nona avaliações da troika acarretam.

Membros do Governo e partidos têm pedido uma maior margem de manobra à troika para aliviar a meta do défice para 2014, mas, até agora, não houve qualquer abertura nesse sentido e os mercados começam a temer que os objetivos do resgate não sejam cumpridos, o que obrigaria a um novo pacote de ajuda. A avaliação da troika só será conhecida no final do mês mas a presença em Portugal já tem tido efeitos nos mercados.

A agência de notação financeira Standard & Poor’s –que avalia o risco de crédito – anunciou que o rating atribuído a Portugal está agora sob "vigilância com implicações negativas", o que significa que haverá novo corte nos próximos meses "se a execução orçamental ficar aquém, se os planos de reforma falharem, se deixar de existir apoio oficial".

troika exame portugal rating juros dívida
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)