Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Kiwis à borla até ao final da semana

Até ao próximo sábado, 16 toneladas de kiwis serão dadas à população. Para tal, basta estar no local certo à hora certa e aproveitar a campanha dos produtores de kiwi, que percorrerá vários locais do distrito de Lisboa.
28 de Janeiro de 2007 às 00:00
A distribuição começa amanhã na Rua Augusta. Sempre entre as 12h00 e as 14h00, o percurso do kiwi passará pela Avenida de Roma (dia 30), Chiado (dia 31), Campo de Ourique (dia 1) e Baixa (dia 2).
Para além da distribuição do fruto, os kiwicultores também vão fazer várias provas de degustação. A primeira aconteceu na sexta-feira passada em Gaia, entre as 9h00 e as 19h00. A próxima prova de degustação terá lugar no Continente do Colombo, em Lisboa, no dia 2 de Fevereiro. No mesmo dia haverá provas nos Jumbos de Faro, Almada e Maia, além do Pingo Doce dos Olivais.
A campanha acaba no próximo sábado, dia 3, nos mesmos locais do dia anterior, à excepção do Pingo Doce dos Olivais, que dará lugar ao Feira Nova de Odivelas.
O objectivo da campanha é “dar a conhecer a qualidade dos nossos produtos aos consumidores”, explicou José Martino, um dos responsáveis do projecto.
“Nas provas de degustação, que consistem em dar metade de um kiwi e uma colher, há pais que dizem que o filho não gosta de kiwi. Depois a criança prova e diz que é a melhor coisa do mundo. Os pais dizem que a criança não gosta só porque ainda não provou”, explicou.
Esta campanha, que inicia a época anual do kiwi, é financiada por oito organizações de produtores de kiwi, que representam 90 por cento da produção nacional.
Portugal produz 13 mil toneladas por ano deste fruto, exportando 30 por cento do que produz.
O evento custa 30 mil euros e cada organização pagará consoante a quantidade que comercializa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)