page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Lagarde diz que BCE não está comprometido com trajetória específica

Banco Central Europeu (BCE) desceu esta quinta-feira em 25 pontos base as três taxas de juro diretoras.

06 de junho de 2024 às 15:58

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, garantiu que o organismo não está comprometido com uma trajetória específica e que está dependente de dados para descidas das taxas diretoras, depois da primeira redução desde 2016.

O Banco Central Europeu (BCE) desceu esta quinta-feira em 25 pontos base as três taxas de juro diretoras.

A taxa fixa de operações principais de refinanciamento recuou para 4,25%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez desceu para 4,5% e a de facilidade permanente de depósito para 3,75%.

Em conferência de imprensa, Lagarde garantiu que as próximas decisões para determinar alterações às taxas diretoras serão tomadas reunião a reunião.

"Precisamos de ter dados suficientes para fazer as análises relevantes", sublinhou, acrescentando que as decisões são tomadas com base em três critérios: perspetivas de inflação, dinâmica da inflação subjacente e força da transmissão da política monetária.

Lagarde considerou que as projeções dos técnicos do BCE são informativas, mas que não são os únicos indicadores para a tomada de decisão.

Assim, assinalou que o Conselho do BCE não se comprometeu com uma trajetória específica.

"De qualquer das formas, estamos prontos a ajustar todos os instrumentos no âmbito do nosso mandato para garantir que a inflação regresse ao nosso objetivo de médio prazo e para preservar o bom funcionamento da transmissão da política monetária", defendeu a presidente do BCE.

Sobre as reduções esta quinta-feira anunciadas, Lagarde assinalou que a sua confiança aumentou nos últimos meses.

Questionada pelos jornalistas se a decisão tinha sido unânime, a presidente do BCE confirmou que houve um membro do conselho que não esteve a favor.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8