Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Lagarde: "FMI tem os meios apropriados"

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional defende que os recursos da instituição são adaptados à situação, numa altura em que vários países europeus ponderam recorrer ao fundo para evitar o contágio da crise da zona euro.
17 de Outubro de 2011 às 09:30
Christine Lagarde, directora-geral do Fundo Monetário Internacional
Christine Lagarde, directora-geral do Fundo Monetário Internacional FOTO: Reuters

"Considero que hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) tem os meios apropriados", afirmou Christine Lagarde, em declarações à rádio Europe 1.

Vários países membros do G20, cujos ministros das finanças se reuniram na última sexta-feira e sábado em Paris, manifestaram o desejo de aumentar os recursos do Fundo.

Os Estados Unidos opuseram-se a essa hipótese considerando que os recursos são suficientes.

Interrogado sobre o que constitui um nível adequado de recursos para o FMI, Lagarde não quis avançar números. "Não tenho qualquer número na cabeça. O meu princípio é o da adequação entre os recursos do Fundo e as necessidades. Hoje, estou em situação de adequação", assegurou.

Os países ricos e emergentes do G20 comprometeram-se por ocasião da sua reunião em Paris "a garantir que o FMI disponha dos recursos adequados para assumir as suas responsabilidades" e voltarão a discutir o assunto em Cannes, por ocasião da cimeira do G20, a 3 e 4 de Novembro.

"O que é indispensável é que os recursos do FMI sejam adequados para fazer frente às necessidades dos seus membros em função das circunstâncias económicas", declarou Christine Lagarde perante a imprensa.

A directora-geral do FMI considerou em Washington há três semanas que os recursos da instituição fariam "pálida figura" se a crise se agravasse.

Na última segunda-feira, Lagarde voltou a alertar para os perigos de um agravamento da crise que se está a alargar, segundo a responsável, para os países emergentes.

Christine Lagarde Fundo Monetário Internacional FMI zona euro economia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)