Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

LEITE À BORLA NO PORTO

Milhares de produtores de leite manifestam-se hoje no Porto para exigir o aumento da quota leiteira imposta pela União Europeia. O protesto, convocado pela Confederação Nacional de Agricultura, vai ficar marcado pela distribuição gratuita de leite pelas ruas da 'Invicta'.
13 de Fevereiro de 2003 às 00:00
O limite de produção leiteira determinado para o período que termina em Março "foi já claramente ultrapassado", o que implicará o pagamento de uma penalização que pode atingir os 18,5 milhões de euros, conforme determinam as regras da Comissão Europeia, no âmbito da aplicação da Política Agrícola Comum (PAC).

Os agricultores exigem que o Governo negoceie junto da Comissão Europeia um 'perdão' da prevista penalização, assim como o alargamento da quota leiteira nacional, alertando que Portugal corre o risco de ver falir 50% dos produtores de leite do Litoral Norte do país.

A Associação de Defesa dos Agricultores do Distrito de Braga fez ontem uma espécie de ‘treino’ para a mega-manifestação, juntando mais de 100 tractores numa marcha lenta entre Barcelos e Braga, para entregar um manifesto reivindicativo na Direcção Regional de Agricultura.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)