Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

LEITE PORTUGUÊS CONQUISTA ESPANHA

O ano de 1999 foi marcante para a existência da Leicar, uma vez que se iniciou a actividade da Leicarcoop-Cooperativa dos Produtores de Leite, CRL, ao recolher o leite dos seus associados e a enviá-lo para a Corporation Alimentaria Peñasanta, uma das maiores indústrias lácteas de Espanha, alargando mais tarde o fornecimento de leite a outras empresas espanholas, nomeadamente Leche Celta e Grupo Leche Pascual, contando hoje com uma recolha e comercialização de mais de 250 mil litros diários.
20 de Agosto de 2002 às 21:25
A Leicar, hoje sede de três empresas, Leicar- Associação dos Produtores de Leite e Carne; Leicar-Comércio de Bovinos, S.A. e Leicarcoop, tem 1250 associados e uma área média de exploração de 7,5 hectares. A sua produção diária de leite é de 750 mil litros e o volume de negócios em 2001 atingiu o valor de 25. 200.000 euros.

Constituída em Agosto de 1986 por iniciativa de um pequeno grupo de agricultores do concelho da Póvoa de Varzim, só um ano mais tarde é que a Leicar começou a sua actividade.

Refira-se que foi a Leicar quem pela primeira vez realizou, na Póvoa de Varzim, acções de formação orientadas exclusivamente para a mulher agricultora. No mesmo ano, procurando responder às solicitações de empresários agrícolas de concelhos vizinhos, a Leicar deliberou alargar a sua área de acção a todos os concelhos de Entre Douro e Minho.

"Com a passagem da Leicar a associação regional reforçou o espírito associativo demonstrado pela grande adesão de novos associados e, sobretudo, pelo importante papel na liderança da maior movimentação de agricultores ocorrida no Entre Douro e Minho", afirmou José Oliveira, presidente da Leicar e vice-presidente da CAP.

"O ano de 1994 assinala nova expansão da Leicar, ao assinar um protocolo com a Parmalat, passando um grupo de associados a fornecer leite a esta empresa. Isso contribuiu, por um lado, para um aumento imediato do preço do leite pago à produção e, por outro, obrigou a uma reestruturação do sector cooperativo”, referiu José Oliveira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)