Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Lentidão no site das Finanças

Os técnicos oficiais de contas tiveram dificuldades na entrega, através da internet, das declarações de IRS, imposto de selo e retenções na fonte devido à lentidão do ‘site’ das Finanças, nomeadamente em datas próximas ao fim dos prazos estabelecidos.
28 de Março de 2005 às 00:00
“Houve uma descoordenação de funcionalidade do ‘site’ da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos”, revela ao CM o presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC), Domingos Azevedo. O problema, segundo conta, é que os funcionários da Direcção-Geral de Informática Tributária “estavam muitas vezes a trabalhar no ‘site’ em dias próximos aos fins dos prazos, quando havia maior número de contribuintes a aceder ao ‘site’”, explica.
Com o fim do prazo a aproximar-se, a CTOC enviou um fax ao director-geral das Contribuições e Impostos, Paulo de Macedo, explicando o problema e o prazo acabou por ser prorrogado até dia 24 de Março, esclarece o técnico oficial de contas.
“A partir daí, deixou de haver qualquer problema e conseguimos entregar tudo a tempo”, afirma, confiante de que “tudo vai correr bem” com o IVA.
O ano passado, quase nove milhões de declarações fiscais foram entregues através da lnternet. Por isso, “deve haver um cuidado maior para que os contribuintes sejam bem tratados”, remata o técnico oficial de contas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)