Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Licenciamento de obras nos "valores mais baixos da última década"

O licenciamento de obras atingiu no terceiro trimestre "os valores mais baixos da última década", com o número de edifícios licenciados a registar uma redução média anual de 10,6 por cento, revelam dados do INE divulgados esta quarta-feira.
14 de Dezembro de 2011 às 12:06
Licenciamentos de obras estão em queda
Licenciamentos de obras estão em queda FOTO: d.r.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre deste ano o número de edifícios licenciados fixou-se em 6,1 mil, enquanto os edifícios concluídos registaram uma variação média anual de 9,1 por cento, para 7,4 mil.

"O licenciamento de obras registou os valores mais baixos desde 2001, tanto nos edifícios como nos fogos licenciados em construções novas para habitação familiar", destaca o INE.

Também no valor mais baixo desde o primeiro trimestre de 2001 estiveram, no período, os fogos concluídos em construções novas para habitação familiar.

Face ao trimestre anterior, o número de edifícios licenciados caiu 5,5 por cento, enquanto nos edifícios concluídos a redução foi de 16,8 por cento.

De acordo com os dados do INE, todas as regiões apresentaram variações anuais negativas no número de edifícios licenciados, "com destaque para as regiões do Algarve (menos 28,6 por cento) e da Madeira (menos 18,7 por cento).

A variação média anual do número de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar manteve-se negativa, caindo 5,6 pontos percentuais face à variação registada no trimestre anterior (de menos 22,1 para menos 27,7 por cento).

No terceiro trimestre de 2011, as regiões do Norte e do Centro foram responsáveis por 66 por cento dos edifícios licenciados e por 63,7 por cento do total de fogos licenciados no país.

Na "maioria" das regiões predominam os fogos licenciados em moradias, com exceção do Algarve, com 53,4 por cento do total de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar referentes a edifícios de apartamentos.

Construção Crise INE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)