Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Lino garante que obras avançam

O ministro das Obras Públicas garante que os investimentos nos grandes projectos nacionais não estão em causa, desmentindo, assim, a notícia do semanário ‘Expresso’ que refere não haver dinheiro para as obras públicas por causa da turbulência financeira.
5 de Outubro de 2008 às 00:30
Mário Lino garante que os grandes projectos não correm perigo
Mário Lino garante que os grandes projectos não correm perigo FOTO: João Miguel Rodrigues

Mário Lino admite os efeitos negativos da crise internacional, mas nega qualquer mudança de planos. "O Governo não vai paralisar a modernização do País", garantiu o ministro, que fez questão de salientar ainda que o Governo "não vai desistir perante as dificuldades".

O semanário garante que projectos como o aeroporto de Lisboa, o TGV e as estradas, que totalizam um investimento total de 20 mil milhões de euros, poderão estar em risco. As construtoras não conseguem obter financiamento bancário para concorrer a concursos públicos, o que pode adiar as datas de conclusão das obras ou subir consideravelmente o custo da construção. Com a Banca de investimentos praticamente parada, já houve consórcios a pedir o adiamento da entrega das propostas finais ao Executivo.

Apesar disto, o Governo mantém o calendário das obras públicas, admitindo apenas fazer ajustamentos.

Entretanto, o grupo de trabalho contra as portagens nas SCUT do Norte apelou ontem à solidariedade dos autarcas da região e pede uma audiência ao ministro para lhe explicar as suas razões.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)