Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Lista de monovolumes já está disponível

A lista dos monovolumes que podem ser reclassificados nas portagens, de classe 2 para 1, fica completa hoje e já está disponível no ‘site’ da Direcção-Geral de Viação (www.dgv.pt).
11 de Março de 2005 às 00:00
Existem modelos que não cumprem os requisitos exigidos por lei
Existem modelos que não cumprem os requisitos exigidos por lei FOTO: Jorge Paula
A lista do primeiro conjunto de veículos está disponível desde ontem naquele endereço electrónico e até ao final do dia de hoje é actualizada e “deverá ficar concluída, pelo menos no que respeita às marcas representadas em Portugal”, revelou ao CM fonte da DGV.
Para os veículos antigos e para os automóveis importados cujos representantes já não existem em Portugal ficou definido um sistema de excepção que ainda não consta no ‘site’ da DGV.
O proprietário do monovolume deverá consultar a lista da DGV na internet e, se o seu carro integrar o conjunto dos que cumprem os requisitos, dirigir-se à Via Verde, munido do livrete do veículo para mudar o escalão ou para aderir ao sistema.
Quem já for aderente da Via Verde não tem de pagar nada pela alteração, mas aqueles que ainda não têm acesso ao serviço terão de se registar comprando (30 euros) ou alugando o identificador por dez euros ao ano.
Ontem, ao final da tarde, a lista integrava vários modelos da Citroën (Jumpy, Evasion e C8), a Ford Galaxy, a Kia Carnival, a Peugeot (806, 807 e Expert), a Seat Alhambra, a Tata Safari e a Volkswagen Sharan.
A mesma fonte da DGV garantiu que hoje, logo pela manhã, estariam disponíveis os modelos da Renault, da Hiundai e da Mercedes.
No entanto, dentro destes modelos há veículos que não cumprem os requisitos do dec-lei 39/2005 de 17 de Fevereiro. Tudo depende do número de homologação de cada automóvel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)