Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Lista negra com 51 reclamações

A Segurança Social recebeu, no primeiro semestre, 51 queixas por inclusão indevida de particulares e empresas na lista de devedores. Estes erros da administração pública não prejudicam apenas o "bom nome" das empresas, como impede-os de se candidatarem aos concursos públicos – sublinha, ao Correio da Manhã, um dos empresários incluídos na lista negra.
5 de Dezembro de 2011 às 01:00
Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social
Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social FOTO: Tiago Petinga/Lusa

"E para resolver o erro do Estado ainda temos de nos deslocar às repartições da Segurança Social, porque não aceitam representantes", acrescenta o empresário, recordando os vários "dias de trabalho" que perdeu. Para agravar, conta por seu turno um alto quadro de outra das empresas envolvidas, "os serviços demoram a passar as certidões de não dívida", isto é, declarações do Estado que garantem a não existência de dívidas.

A este respeito, fonte da Segurança Social garante que, nos primeiros dez meses do ano, "99,1% foram emitidas nos 10 dias seguintes à data do pedido" Até Outubro tinham sido emitidas cerca de 987 mil declarações, acrescenta essa fonte oficial. 

PEDRO MOTA SOARES SEGURANÇA SOCIAL RECLAMAÇÕES LISTA NEGRA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)