Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Litro de gasolina aumentou 9,6%

O preço do gasóleo deverá subir amanhã meio cêntimo e o da gasolina três cêntimos. Desde o início do ano, a factura dos portugueses com o gasóleo agravou-se mais de quatro por cento e a da gasolina 9,6 por cento.
9 de Setembro de 2012 às 01:00
Aumento de preços dos combustíveis está a levar portugueses a abastecerem menos
Aumento de preços dos combustíveis está a levar portugueses a abastecerem menos FOTO: João Miguel Rodrigues

Mais uma vez, a razão adiantada pelas petrolíferas para este aumento prende-se com asflutuações das cotações internacionais, que nesta semana reflectem a diminuição dos stocks nos Estados Unidos. De acordo com fonte do sector, as cotações dos combustíveis "mantiveram-se elevadas, tendo-se verificado um maior agra-vamento nas cotações da gasolina do que nas do gasóleo".

O preço médio da gasolina 95 fixou-se, na última semana, em 1,708 euros, e o do gasóleo em 1,495 euros, segundo a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO). A estrutura de preços dos combustíveis referente à semana passadarevelava ainda que o peso dos impostos, entre IVA e Imposto sobre Produtos Petrolíferos, no gasóleo era de 43 por cento e na gasolina já atingia os 55 por cento.

O consumo nacional tem reflectido estes sucessivos aumentos dos combustíveis. Em Junho, o consumo global de combustíveis rodoviários caiu, em média, 8,7 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados daDirecção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o consumo de gasolina diminuiu 8,3 por cento e o de gasóleo 8,5 por cento.

Em contrapartida, baixou a importação de combustíveis, o que tem efeitos positivos nabalança comercial do País. Os últimos dados disponíveis, também referentes a Junho deste ano, mostram que a importação de gasolinas diminuiu 49,7 por cento e a de gasóleo 50 por cento em relação ao mês homólogo do ano passado.

Nos EUA, o barril de petróleo fechou no último dia de negociação, sexta-feira, nos 96,42 dólares e em Londres (Brent) a 114,25 dólares.

GASÓLEO GASOLINA COMBUSTÍVEIS PREÇOS AUMENTOS PETRÓLEO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)