Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Lucro da PT ultrapassa os 5 mil milhões de euros

O lucro da Portugal Telecom (PT) atingiu os 5618 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que compara com os 373 milhões em igual período de 2009, anunciou esta quarta-feira a operadora de telecomunicações.

3 de Novembro de 2010 às 11:03
Operadora liderada por Zeinal Bava com lucros de 5618 milhões de euros
Operadora liderada por Zeinal Bava com lucros de 5618 milhões de euros FOTO: d.r.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM),  a PT adianta que o resultado líquido reflecte, principalmente, o aumento dos resultados das operações descontinuadas, na sequência do ganho obtido  com a alienação da Vivo no terceiro trimestre.

Na sequência deste resultado, a operadora informou que vai pagar aos accionistas um dividendo extraordinário de 1,65 euros.

Esta remuneração extraordinária totaliza 1,5 mil milhões de euros. Um euro por acção será pago já em Dezembro e a outra parte, de 0,65 euros será paga em Maio de 2011.

Nos primeiros nove meses deste ano, as receitas operacionais da empresa totalizaram  2793 milhões de euros, mais 0,7 por cento do que no período homólogo de  2009. O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA)  recuou 4,1 por cento, para 1129 milhões de euros.

A margem EBITDA foi de 40,4 por cento. Até Setembro, o montante de investimento CAPEX diminuiu 5,2 por cento, para 494 milhões de euros, o que corresponde a 17,7 por cento das receitas.   

MEO CONQUISTA QUASE 30% DO MERCADO

O Meo, serviço de televisão por subscrição da  Portugal Telecom (PT), tem quase 30 por cento de quota de mercado, segundo  os dados divulgados  pela operadora de telecomunicações.

No comunicado que enviou à CMVM, a PT refere que "a oferta Meo da PT continua a obter uma forte procura no  mercado, tendo atingido uma quota de mercado estimada de 28,5 por cento",  no final de Setembro. Segundo a operadora liderada por Zeinal Bava, as adições líquidas de  televisão por subscrição atingiram 188 mil nos primeiros nove meses do ano  e o total de clientes de TV por subscrição atingiu 769 mil, o equivalente  a 79,8 por cento de penetração na base de clientes de banda larga fixa de  retalho, um crescimento de 17,6 pontos percentuais face a igual período  de 2009. 

RECEITAS DA TMN DIMINUÍRAM 90 MILHÕES DE EUROS

As receitas operacionais da TMN diminuíram 90 milhões de euros, ou seja, 7,9 por cento, nos primeiros nove meses do ano, face ao período homólogo de 2009, para 1045 milhões de euros.

Segundo a operadora, esta diminuição dve-se, sobretudo, a menores receitas de cliente (44 milhões de euros), "num contexto económico adverso e de aumento da penetração de planos tarifários pré-pagos de taxa fixa on-net, especialmente no segmento jovem", menores vendas de equipamentos (27 milhões de euros) e menores receitas de interligação (13 milhões de euros), "parcialmente em resultado do impacto negativo da redução das MTR (7 milhões de euros)".

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)