Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

LUCROS DA COFINA CRESCEM 15%

A COFINA, SGPS, S.A. obteve, no final do terceiro trimestre de 2003, vendas e prestações de serviços de 160,1 milhões de euros, um valor em linha com o registado no período homólogo do ano passado, reflectindo a falta de dinamismo da economia nacional.
27 de Outubro de 2003 às 18:22
LUCROS DA COFINA CRESCEM 15%
LUCROS DA COFINA CRESCEM 15% FOTO: d.r.
Até 30 de Setembro, a COFINA obteve um lucro líquido consolidado de 4,9 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 15% face a Setembro de 2002, motivado pelo contributo positivo de todas as áreas de negócio do Grupo.
No período em análise, é de registar a melhoria dos resultados financeiros, que passaram de 5,7 milhões de euros negativos para os 4,9 milhões negativos.
Numa base comparável, e considerando a alienação de um conjunto de participações financeiras na área da Cofina.com no 4º trimestre de 2002, o volume de negócios até ao 3º trimestre cresceu cerca de 19,8 milhões de euros e o EBITDA manteve-se estável, já que estas participadas contribuíram, até ao 3º trimestre desse ano, com cerca de 2,4 milhões de euros para esse indicador.
Durante o 3º trimestre do ano, a COFINA procedeu ainda ao aumento do seu capital social – para os 25.641.459 euros – efectuado através da emissão de 1.282.918 novas acções com valor nominal de 50 cêntimos e resultante da conversão de warrants.
PORTUCEL NA MIRA
Conforme já foi amplamente divulgado, a Cofina, SGPS, S.A. através de uma filial da Celulose do Caima, SGPS, S.A., e a Lecta, empresa controlada por fundos geridos pela CVC Capital Partners, entregaram durante o exercício em curso, uma proposta conjunto às autoridades portuguesas para o processo de reprivatização da Portucel.
Esta proposta mereceu o parecer favorável do júri do concurso, num processo que continua a decorrer e está pendente da realização da Assembleia Geral da Portucel.
Já depois de 30 de Setembro, a COFINA, SGPS, S.A. adquiriu 19,09% do capital social e direitos de voto da Lusomundo Media, SGPS, S.A. pelo montante de 24 milhões de euros. Na área dos media, a COFINA, tendo sentido até Agosto os efeitos de uma crise pronunciada no mercado publicitário, verifica que o mesmo começou a dar sinais de retoma a partir de Setembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)