Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Lucros da Ryanair aumentam 10%

A transportadora aérea irlandesa 'low cost' Ryanair obteve um resultado líquido de 596 milhões de euros no primeiro semestre do seu exercício fiscal, mais 10% do que no período homólogo, anunciou a empresa.

5 de Novembro de 2012 às 16:03
Entre Abril e Setembro, as receitas aumentaram 15% para 3,1 mil milhões de euros
Entre Abril e Setembro, as receitas aumentaram 15% para 3,1 mil milhões de euros FOTO: Raúl Coelho

No semestre compreendido entre Abril e Setembro, as receitas aumentaram 15% para 3,1 mil milhões de euros graças à subida de 6% no preço médio das tarifas.

A companhia, que lidera o mercado europeu de voos económicos, transportou nesse período 48 milhões de passageiros, mais 7% do que no mesmo semestre de 2011, enquanto as receitas extra (vendas a bordo ou tarifas com prioridade) aumentaram 12%, até 12 euros médios por utilizador.

Por outro lado, o aumento do custo do combustível, cuja factura se elevou a 218 milhões de euros (mais 24%) levou a que os custos operacionais "por unidade" subissem 8%, segundo a empresa.

O director executivo da Ryanair, Michael O'Leary, anunciou esta segunda-feira que a companhia vai distribuir pelos accionistas, no próximo dia 30 de Dezembro, um dividendo total de 489 milhões de euros, o que significa uma valorização de 0,34 cêntimos por cada participação.

O'Leary adiantou que o desempenho da Ryanair "superou as expectativas", fortalecendo-se com o aumento das reservas no Verão passado, "sobretudo depois dos Jogos Olímpicos" de Londres, e com a "bem sucedida aplicação do plano de poupança de combustível".

Durante o primeiro semestre do seu exercício fiscal, a Ryanair abriu duas novas bases operacionais, em Paphos (Chipre) e Maastrich (Holanda), e 158 novas rotas, adquirindo quatro novos aviões e passando a operar mais de 1.500 voos diários.

O'Leary acredita que o próximo semestre será ainda melhor, prevendo que os resultados líquidos se situem entre 490 e 520 milhões de euros face aos 400 a 440 milhões de euros previstos anteriormente.

ryanair transportadora low cost lucros empresa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)