Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Madrid quer solução europeia

O ministro da Economia espanhol, Pedro Solbes, defendeu este domingo uma solução “europeia” e não “nacional” para os problemas das instituições financeiras afectadas pela crise internacional.
5 de Outubro de 2008 às 15:05
Madrid quer solução europeia
Madrid quer solução europeia FOTO: d.r.

“Sei que há instituições e sectores que sofrem mais que outros com os problemas de financiamento, mas não vejo uma solução nacional. [A solução] deve vir da Europa”, afirmou Solbes numa entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”, um dia depois da minicimeira sobre a crise financeira que juntou os países europeus do G8, em Paris.

Solbes afirmou não ver por agora “nenhuma entidade espanhola em perigo” devido à crise, mas considerou que seria “demasiado ousado” afirmar que a economia espanhola está totalmente protegida e que nada lhe irá acontecer.

Na sequência desta reunião, França, Alemanha, Reino Unido e Itália comprometeram-se a apoiar as instituições financeiras em dificuldades e acordaram pedir ao Banco Europeu de Investimento (BEI) 31,5 mil milhões de euros para ajudar as pequenas e médias empresas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)