Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Maior lagar do Mundo em 2008

O projecto do maior lagar de azeite do Mundo foi ontem apresentado em Ferreira do Alentejo pelos responsáveis da promotora da unidade, a Alenlagar, sociedade constituída por cinco investidores espanhóis com interesses agrícolas na região.
14 de Setembro de 2007 às 00:00
Felipe Silvela, da Alenlagar, apresentou o projecto do novo lagar
Felipe Silvela, da Alenlagar, apresentou o projecto do novo lagar FOTO: Alexandre M. Silva
O lagar, cujo investimento deverá rondar os 16 milhões de euros, ficará instalado no Monte da Oripa, em Odivelas, Ferreira do Alentejo, e deverá iniciar a laboração na campanha de 2008, a iniciar em Outubro. A executar em duas fases, a última em 2009, o projecto ocupa 4,5 hectares e terá uma capacidade máxima de produção de 150 milhões de quilos de azeitona por ano (equivalente a cerca de 25 milhões de litros de azeite), três vezes mais do que a produção da maior unidade em laboração, situada em Málaga, Espanha. Criará sete postos de trabalho efectivos e mais 30 na altura da campanha.
Felipe Silvela, da Alenlagar, frisou que a unidade irá servir “os grandes e pequenos agricultores” e que utilizará tecnologia de ponta por forma a produzir “azeite de qualidade”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)