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Correio da Manhã

Economia
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Maioria dos portugueses acredita que o aquecimento global fez aumentar o preço dos alimentos

Inquérito mostra que os consumidores estão cada vez mais conscientes para as consequências das alterações climáticas.
Correio da Manhã 26 de Janeiro de 2023 às 07:05
Supermercado
Supermercado FOTO: Bruno Colaço
Em Portugal, 73% da população diz que sentiu o efeito das alterações climáticas através do aumento do preço dos alimentos, um valor bastante superior à média geral dos 31 países analidados. Os resultados são do inquérito 'Healthy & Sustainable Living 2022', publicado em dezembro do ano passado.

Este inquérito revelou que, nos 31 países analisados, a população sente-se cada vez mais afetada pelas alterações climáticas e muitas pessoas relacionam estas alterações com o aumento dos preços dos alimentos. Ainda assim, os portugueses afirmam que efeito mais sentido foi o calor extremo e, em terceiro lugar, a seca.

De acordo com dados da ONU, durante o segundo trimestre de 2022, a taxa de inflação global dos preços dos alimentos ao consumidor foi de quase 13%.

Os eventos climáticos extremos, despoletados pelas alterações climáticas, como as secas, incêndios ou inundações, exercem pressão sobre os sistemas alimentares a nível mundial, uma vez que danificam culturas e infraestruturas agrícolas. Como resultado das dificuldades acrescidas que têm de ser suportadas pelos agricultores, as alterações climáticas acabam por provocar uma maior  flutuação nos preços dos alimentos.

O estudo, que inquiriu cerca de 30 mil pessoas em 31 países dos vários continentes, mostra que os consumidores - portugueses e não só - estão cada vez mais conscientes para os diferentes efeitos das alterações climáticas. No entanto, embora a maioria afirme que estão dispostos a pagar um valor mais alto para consumir produtos e serviços sustentáveis, com o aumento do custo de vida, são cada vez menos aqueles que tomam esta decisão no seu dia a dia. 

O estudo conclui que é cada vez mais importante que as marcas tentem facilitar o acesso a produtos sustentáveis através da diminuição do custo ao consumidor final ou arranjando alternativas para que as pessoas adotem hábitos mais sustentáveis. Em Portugal, por exempo, 86% dos inquiridos referiu que tem por hábito usar um saco próprio quando vai às compras e 76% afirma que faz reciclagem e tenta poupar no aquecimento para tentar preservar o ambiente.
Portugal Portugueses meteorologia alterações climáticas
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