page view

Marcelo enaltece importância do chícharo para a economia local

Presidente da República esteve esta terça-feira no Festival do Chícharo, em Leiria.

13 de junho de 2017 às 22:52

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu esta terça-feira o papel do chícharo como âncora no desenvolvimento da economia local de Alvaiázere, onde esteve no festival dedicado a esta leguminosa.

"Há uma economia local que se faz não apenas destas festas, não apenas deste encontro de produtores da terra, mas de muitos aspetos da economia e que não tem apenas a ver com um produto. Mas escolhem um produto como um símbolo e ao lado há bom queijo, há bom vinho, há bons enchidos e há bons doces", adiantou o Presidente da República, após a visita aos vários 'stands' de produtores regionais no Festival do Chícharo, no distrito de Leiria.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que depois "arranjam maneira de incluir o chícharo", como "uma espécie de emblema, de marca" e "hoje as marcas são fundamentais para projetar a economia geral e em particular determinados setores da economia em certas localidades".

O Presidente defendeu ainda que o chícharo pode ajudar a desenvolver o concelho e destacou o salto "impressionante" que Alvaiázere deu nos últimos anos.

"Há os menos jovens como eu e os mais jovens que aqui vão ficando e isto é que é a grande riqueza da fixação do chamado desenvolvimento económico regional", afirmou.

A presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, destacou que o chícharo é "já um símbolo e uma referência" para o concelho, "daí a sua importância para a projeção e para a dinamização do território".

A autarca revelou que a leguminosa voltou aos campos e que está no terreno "um projeto científico de investigação para aumentar a produção".

"Estamos a trabalhar em parceria com a Universidade de Córdoba e com a Universidade Nova num projeto de exploração do chícharo, no sentido de compreendermos as suas potencialidades agronómicas as suas características, de modo a entender de que forma o solo e o clima influenciam a produção. Queremos aumentar a produção e internacionalizar", frisou Célia Marques.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8