Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Marques Mendes discorda de proposta alemã sobre Grécia

O antigo líder social-democrata Marques Mendes recusou nesta segunda-feira a proposta alemã de colocar a Grécia sob uma vigilância orçamental comunitária, assinalando a diferença entre "diminuir a soberania" de um país e "exigência".
30 de Janeiro de 2012 às 20:52
Marques Mendes classificou como "inaceitável" a possibilidade de ter "um comissário a mandar na situação orçamental grega"
Marques Mendes classificou como 'inaceitável' a possibilidade de ter 'um comissário a mandar na situação orçamental grega' FOTO: Pedro Catarino

"Não subscrevo esse tipo de atitude e de comportamento, não acho que isso seja bom para a Europa", afirmou Luís Marques Mendes, em declarações aos jornalistas à margem de uma conferência sobre a Europa, que decorreu no ISCTE, em Lisboa.

Reconhecendo que quer em Itália, quer na Grécia, já existem Governos que são "um pouco situações algo anómalas ainda que transitórias do ponto de vista democrático", Marques Mendes classificou como "inaceitável" a possibilidade de ter "um comissário a mandar na situação orçamental grega".

"Uma coisa é ser-se exigente, rigoroso, quem empresta dinheiro quer ter a certeza de que o programa respectivo vai ser cumprido e que o dinheiro depois vai ser pago, isso é compreensível, agora daí até se imiscuir e diminuir a soberania de um país, acho que vai a diferença toda do mundo e esse tipo de atitude não ajuda nada, nada, a um bom ambiente na Europa", sustentou.O jornal ‘Financial Times’ noticiou no sábado que a Alemanha propôs que Atenas permita a uma autoridade orçamental vigiar o orçamento, incluindo as decisões sobre impostos e despesa pública.

O governo alemão confirmou a existência de propostas para nomear um comissário europeu que controle o orçamento da Grécia, sublinhando que os respectivos debates "estão ainda a um nível de trabalho abstracto", no âmbito do Eurogrupo.

As notícias sobre a eventual nomeação de um comissário europeu para fiscalizar as contas gregas provocou duras reacções de protesto do governo de Atenas.

marques mendes psd zona euro união europeia grécia alemanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)