Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Megaempreendimento de luxo prevê 7500 camas

Um megaempreendimento turístico-imobiliário de luxo, com mais de sete milhares de camas, está projectado para o concelho de Portimão. O conceito é semelhante ao de Vale do Lobo e ao da Quinta do Lago, mas de características rurais e com menor densidade de construção. Está em causa o investimento de 564 milhões de euros e a criação de um milhar de postos de trabalho directos.
28 de Janeiro de 2007 às 00:00
O projecto, que aguarda aprovação, será desenvolvido no Morgado de Arge, numa extensa área de serra, com 1445 hectares – o que significa dez por cento do território do município de Portimão.
A propriedade estende-se desde a estrada que liga Portimão a Monchique até à margem esquerda do rio Arade, tendo-se realizado aí, no corrente mês, parte de uma especial do rali Lisboa-Dacar.
A área total de construção prevista é de 375 mil metros quadrados, o que corresponde a 7500 camas. Mas, devido à grande extensão do terreno, isso traduz-se numa baixa densidade (0,026) de construção.
O empreendimento contempla a construção de vivendas de luxo organizadas em antigos montes ou aldeias de serra. Haverá ainda um hotel de luxo, com cerca de seis dezenas de camas, bem como um campo de golfe, composto por três circuitos de 18 buracos, numa área de 236 hectares.
Existe uma forte aposta na vertente ambiental, contemplando o projecto 790 hectares de Reserva Ecológica e mais 186 para corredores ecológicos.
A herdade do Morgado de Arge dispõe de diversas barragens, que ocupam 23 hectares. Mas a ideia é destinar mais nove hectares de terreno para novas represas.
O projecto, apresentado pela empresa Edifícios Atlântico, S.A. e da autoria do conhecido arquitecto Manuel Salgado, aguarda reconhecimento como Projecto de Potencial Interesse Nacional.
A autarquia portimonense apoia a concretização do empreendimento, considerando-o de grande importância económica para o concelho e respeitador dos valores naturais.
OUTROS PROJECTOS
AUTÓDROMO
Existem outros importantes projectos em vias de concretização no concelho de Portimão. É o caso do Autódromo Internacional, previsto para o interior do município, que contempla um resort turístico com hotel de cinco estrelas (200 camas) e 160 apartamentos de luxo.
QUINTA DA GOXA
O projecto da Quinta da Goxa destina-se ao turismo sénior e integra um centro de vida assistida e um núcleo de cuidados de saúde. Prevê a construção de um hotel de cinco estrelas, com 230 quartos, 30 moradias e 280 apartamentos especialmente concebidos para a terceira idade.
PESTANA
O Grupo Pestana vai investir, nos próximos dois anos, 60 milhões de euros na construção de e remodelação de unidades hoteleiras em Portimão. O maior investimento diz respeito à construção de um aldeamento turístico com 150 fogos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)