Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Menos chamadas na rede fixa

As chamadas telefónicas feitas na rede fixa diminuíram 7 por cento no ano passado, face a 2003, para 3,343 mil milhões, com a Portugal Telecom (PT) a continuar a perder quota para outros operadores, anunciou ontem a Autoridade Nacional das Comu- nicações (Anacom).
3 de Maio de 2005 às 00:00
Esta descida deve-se, em parte,“à queda do tráfego de acesso à internet ‘dial-up’, motivada pela expansão do acesso à internet através de ADSL [banda larga] e também à descida do tráfego nacional para números geográficos e para números móveis”.
De acordo com a Anacom, no ano passado, assistiu-se a um aumento do número de chamadas feitas em acesso indirecto, ou seja dos operadores que usam a rede da PT para oferecer serviços aos seus clientes.
Durante todo o ano, 18,3% dos minutos de voz gerados na rede fixa tiveram origem através de acesso indirecto, mais 4,4 pontos que um ano antes.
O aumento do peso do acesso indirecto acaba por se traduzir numa redução de quota do grupo PT, que continua a perder terreno para os novos operadores. Em termos homólogos, a PT perdeu 4,8 pontos para 82% no tráfego total e 3,7 pontos para 77% no tráfego de voz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)